Dicas

Dicas para Barras de Ferro

Dicas para Barras de Ferro, dicas de segurança

 Conheça algumas dicas que podem colaborar com você quando for comprar as barras de ferro para sua construção.

Dica 1: Compre todas as barras de ferro para toda a obra. Você economiza no frete, e com uma grande quantidade você poderá compra direito do fabricante. Podendo economizar até 24% do total.

Dica 2: Quando comprar as barras de ferro não as deixe no chão. Faça um apoio com madeira ou outro material para o ferro enferrujar muito e se possível compre aquelas lonas pretas e cubra.

Dica 3: Confira o local onde vão ficar as barras, pois se você não ficar em cima da equipe de trabalho o fornecedor descarrega no chão.

Dica 4: Se possível compre as barras inteiras (sem dobrar). Dependendo do local da obra uma carreta não consegue entrar e o transporte neste caso tem que ser feito com caminhão comum. O problema das barras dobradas e que dão um pouco mais de trabalho para desdobrá-las.

Dica 5: Normalmente no projeto estrutural já estão descritos a quantidades de barras para os pilares, porém para as vigas é necessários somar pela quantidade de metros utilizadas e dividir por 12 m que é o comprimento padrão das barras. Sugiro que você vá somando todas as metragens das vigas e depois divida tudo por 12. Exemplo: 909,89 metros = 76 barras de 12 metros.

Dica 6: Uma das mais importantes, antes de fazer o pedido, mande sua planilha ao engenheiro responsável para ele conferir. Converse também com o mestre de obras para ver se ele tem alguma outra solicitação e só então mande o pedido.

Dica 7: Cuidado com os projetos estruturais. Neles existem denominações técnicas que um leigo não entende. Por exemplo, para as vigas normalmente consta “quantidade de barras”, mas não tem nada a ver com a quantidade de barras que você deve comprar e sim com o número de barras utilizadas em cada viga.

Dica 8: Também compre o arame recozido que no fabricante sempre é mais barato;

Dica 9: Ferro é caro. Portanto cuidado onde vai deixar. Se for em condomínio fechado menos problema, mas se mora em outro local muita atenção onde vai armazenar.

Dica 10: Cuidado com as bitolas da barras. 

Publicado em: 30/10/2013